terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Crítica ║ A Torre Negra Volume IV - Mago e Vidro, de Stephen King


Bem vindos de vola ao caminho do Feixe de Luz! 

Seguimos com Roland e seu KA-TET (agora reforçados por Jake Chambers e Oi, um zé-trapalhão que é como se fosse um cão/guaxinim falante) em sua missão de busca à Torre Negra nesse quarto volume que pra mim é o melhor livro da série.

Lembrando que teremos spoilers do volume 3. Estejam avisados.

Começamos esse volume no mesmo lugar que terminamos o anterior, ainda na batalha de pegadinhas com Mono Blaine. Não vou revelar como a disputa termina. Mas é bem engenhosa a solução encontrada por Sai King.

Após a resolução deste episódio, o KA-TET de Roland chega a Topeka, no Kansas (Ué? Não estávamos no Mundo Médio?).

Aqui paramos com a história principal e temos Roland se abrindo como poucas (ou nenhuma) vezes fez em sua vida. Em forma de flashback ele irá contar aos seus companheiros a primeira e maior missão que o pistoleiro teve antes de decidir alcançar a Torre Negra.

Apesar de não evoluir tanto a história no sentido da Torre Negra, ela faz algo muito mais importante. Ele nos conta não só o passado de Roland, mas nos mostra sua alma. Personagens antes apenas comentados como Cuthbert, Alain e Susan Delgado são agora colocados sob holofotes junto a um Roland novo, recém saído da adolescência e ainda sem aura "amarga" que o mesmo tem nesses dias.

A história que se passa em Meijis é tão cativante e tem também bons antagonistas como Rhea e uma turma liderada por Depape que é quase um livro dentro de outro livro. 

Essa história é um divisor de águas. Se antes acompanhávamos a história olhando de fora, agora nos sentimos ao lado do pistoleiro. Nos sentimos parte de seu KA-TET.

Após o final arrebatador da história, temos também uma outra revelação do passado do Roland, essa sim inimaginável. Essa revelação me trouxe uma tristeza e uma amargura bem próximas à de Roland.

Antes de terminar o livro voltamos ao presente. Aqui temos alguns momentos extremamente inspirados em O Mágico de Oz e temos um retorno tanto indesejado.

Foi difícil escrever esse texto sem dar spoilers. Me sinto realmente empolgado em falar desse volume que, volto a repetir, é o melhor da saga!

Na próxima crítica, falarei do livro A Hora do Vampiro, também de Stephen King. Por que?  Porquê temos um personagem muito importante nesse livro que terá a mesma importância no próximo volume da Torre Negra. Os livros da Torre Negra tem diversas referências a outros livros de Stephen King e pegam inclusive personagens emprestados dessas histórias. Porém nesse caso, se você ler o volume 5 da Torre Negra antes de ler "A Hora do Vampiro" você terá um spoiler importante.

Então é isso. Longos dias e belas noites e até a próxima.

Título: A Torre Negra Volume IV - Mago e Vidro
Autor: Stephen King
Páginas: 816
Editora: Suma
Ano: 1997
Avaliação: 5 Estrelas  

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

Copyright © 2014 Expresso Crítico | Designed With By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates
Scroll To Top